Apresentação Apresentação Contato Contato Home Page Home
Estatuto Regimento Patronos Fotos e Fatos
Brasil - São Paulo - SP
 



Visitas desde 09/02/2007:


Diretoria Pro-Tempore




“NON OMNIS MORIAR”
Não morrerei por inteiro!

O aforismo idealizado para representar o sentido e pensamento da Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET será o seguinte: “non omnis moriar”, cujo significado na última flor do Lácio, como Olavo Bilac – “o Príncipe dos Poetas Brasileiros” denominou o idioma português é “não morrerei por inteiro”.

Com essas orgulhosas palavras Horácio concluiu sua Coletânea de Odes, no ano 20 d.C. certo de que sua obra lhe granjearia a imortalidade poética. A frase, ainda é famosa e citada para representar “status” de notoriedade imorredoura entre poetas e intelectuais de todos os tempos: o de uma obra superar, por sua fama, os limites, aparentemente, intransponíveis da morte de seu autor.

Por extensão esse apotegma, também, tem sido aplicado a quem conquistou notoriedade digna da imortalidade, por outro feito notável – não necessariamente de caráter poético e literário – ou mesmo, banalmente mortal, a propósito da lembrança que alguém ilustre deixou após sua morte.

E-mail.: [email protected]
© APAMVET - 2008
Academia Paulista de Medicina Veterinária
Todos os direitos reservados. all rights reserved
[email protected]
PATRONOS DA APAMVET


A VIDA dos PATRONOS e ACADÊMICOS da ACADEMIA PAULISTA DE MEDICINA VETERINÁRIA – APAMVET

CADEIRA N° 29 – PATRONO MED. VET. PLÍNIO PINTO e SILVA

O Patrono da Cadeira nº. 29 – Professor Douto Plínio Pinto e Silva formou-se, em 1935, na antiga Escola de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, sendo imediatamente após a graduação - em 1936, nomeado interinamente para exercer o cargo de assistente da segunda cadeira (Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos) da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo.

Em 1939, o doutor Adhemar Pereira de Barros Interventor Federal no Estado de São Paulo nomeou o Médico Veterinário Plínio Pinto e Silva para exercer o cargo de Assistente da Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos. Em 1941, passou a exercer as atividades docentes, em regime de tempo integral.

Em 1939, foi o primeiro Médico Veterinário a obter, por concurso o título de Livre Docente.

Em 1954, voltaria a submeter-se às provas necessárias para progressão na Carreira Docente, fazendo o Concurso para Professor Adjunto da Universidade de São Paulo – na Faculdade de Medicina Veterinária. Nesse concurso a Comissão Examinadora foi constituída pelos Professores Doutores: da Faculdade de Medicina/USP - Renato Locchi; Odorico Machado de Souza e Olavo Marcondes Calazans e da Faculdade de Medicina Veterinária/USP - Max de Barros Erhart; e José de Fatis Tabarelli Neto. Aprovado no concurso foi nomeado para exercer o cargo de grau mais elevado entre os auxiliares de ensino. É de se destacar que o Patrono da APAMVET foi primeiro docente Médico Veterinário que conseguiu mediante concurso de titulo de professor adjunto, seguido posteriormente pelo honroso Título de Professor Associado, fechando, com sucesso sua carreira docente na sua faculdade de medicina Veterinária da USP, a qual se dedicou integralmente com amor à profissão e à sua especialidade até sua aposentadoria em 1965.

Apos a sua aposentadoria na Universidade de são Paulo foi convidado pelo Professor Doutor Euclydes Onofre Martins para, em Botucatu-SP, implantar a Cadeira de Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos, sendo o seu primeiro regente como Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu da UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, campus de Botucat-SP, lá permanecendo até sua aposentadoria compulsória, aos 70 anos de idade, no dia 4 de agosto de 1982.

O Patrono da Cadeira nº 29 da APAMVET – Professor Doutor Plínio Pinto e Silva foi Orientador de inúmeros pós graduandos: mestres; doutores e professores livres docentes, muitos dos quais o substituíram no decorrer dos anos, nas duas Universidades Estaduais do Estado de São Paulo.

O Prof. Sr. Plínio Pinto e Silva foi autor ou colaborador de inúmeros trabalhos de pesquisa científica, publicados em revistas brasileiras ou estrangeiras, todas com grande repercussão internacional.

O sempre homenageado Professor Plínio Pinto e Silva, muito querido por seus estudantes e colegas sempre demonstrava grande espírito associativo e capacitação administrativa, o que se evidencia por sua intensa atuação nos primórdios da implantação da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária e pelos cargos de direção e liderança universitária que assumiu, por indicação ou por eleição. Em 1984, o Patrono da APAMVET teve os méritos de sua atuação acadêmica na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e no Estado de são Paulo, na home3nagem que recebeu durante a inauguração do Museu de Anatomia da FMVZ-USP, que recebeu o seu nome. Atualmente, o Museu implantado nos Barracões que sediaram, provisoriamente, por mais de 30 anos os blocos da Travessa 4, da Avenida Lúcio Martins Rodrigues do Campus Universitário Armando Salles de Oliveira, no Butantã.

Em 27 de Outubro de 2006 foi indicado para ser o Patrono da 29ª Cátedra da Academia Paulista de Medicina Veterinária, que tem como primeiro Acadêmico o Professor Doutor Vicente Borelli, um de seus diletos orientados.

Em reunião da APAMVET, realizada no ano de 2006, inicialmente o Professor foi indicado para figurar entre os preclaros Acadêmicos, quando se teve noticia do falecimento do querido mestre e que a comunidade queria homenagear – assim, imediatamente o Acadêmico Plínio Pinto e Silva, transformou-se no Patrono da 29ª Cadeira da APAMVET – Academia Paulista de Medicina Veterinária.

O Professor Doutor Plínio Pinto e Silva, Patrono da Cadeira 29 da APAMVET nasceu em 4 de agosto de 1.912 e faleceu, com 93 anos, em 29 de novembro de 2.005.

PRIMEIRO ACADÊMICO OCUPANTE DA CADEIRA 29ª: Méd. Vet. Vicente Borelli.


 
Home | Apresentação | Administração | Eventos | Academicos | A Profissão | Academia Brasileira | Publicações | Contato