Apresentação Apresentação Contato Contato Home Page Home
Estatuto Regimento Patronos Fotos e Fatos
Brasil - São Paulo - SP
 



Visitas desde 09/02/2007:


Diretoria Pro-Tempore




“NON OMNIS MORIAR”
Não morrerei por inteiro!

O aforismo idealizado para representar o sentido e pensamento da Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET será o seguinte: “non omnis moriar”, cujo significado na última flor do Lácio, como Olavo Bilac – “o Príncipe dos Poetas Brasileiros” denominou o idioma português é “não morrerei por inteiro”.

Com essas orgulhosas palavras Horácio concluiu sua Coletânea de Odes, no ano 20 d.C. certo de que sua obra lhe granjearia a imortalidade poética. A frase, ainda é famosa e citada para representar “status” de notoriedade imorredoura entre poetas e intelectuais de todos os tempos: o de uma obra superar, por sua fama, os limites, aparentemente, intransponíveis da morte de seu autor.

Por extensão esse apotegma, também, tem sido aplicado a quem conquistou notoriedade digna da imortalidade, por outro feito notável – não necessariamente de caráter poético e literário – ou mesmo, banalmente mortal, a propósito da lembrança que alguém ilustre deixou após sua morte.

E-mail.: [email protected]
© APAMVET - 2008
Academia Paulista de Medicina Veterinária
Todos os direitos reservados. all rights reserved
[email protected]
Publicações da APAMVET


“Adolfo Lutz e a Medicina Veterinária”

Revista do Instituto Adolfo Lutz

Na década 1930-40, o Patrono da Cadeira número 5 da ABRAMVET-Academia Brasileira de Medicina Veterinária, Professor Cícero de Moura Neiva e que teve como primeiro representante o Acadêmico Professor Sérgio Coube Bogado, publicou um elucidativo artigo: “Adolfo Lutz e a Medicina Veterinária”. Neste artigo o eminente Professor Catedrático de Terapêutica, Farmacologia e Arte de Formular da Escola de Medicina Veterinária de São Paulo e Biologista do Instituto Adolfo Lutz, além de fazer referências a historia do Ensino da Veterinária no Brasil, caracterizou e destacou a imensa atividade de Adolfo Lutz no campo do diagnóstico e elucidação da origem das enfermidades dos animais, quer fossem domésticos ou de vida livre. Foram inúmeros os diagnósticos de zoonoses – doenças graves que acometiam os animais, mas com potencial de atingirem os humanos com risco de vida.

Segundo Cícero Leiva: Adolfo Lutz era um pioneiro sábio e incansável da Medicina Veterinária no Brasil e, durante suas atividades fêz numerosas observações, contribuindo de forma exemplar para o conhecimento das entidades nosológicas dos animais.

Adolfo Lutz nunca hesitou diante das tarefas que surgiram quotidianamente, no seu labor científico, juntando ao vasto cabedal de conhecimentos numerosasa pesquisas e estudos sobre numerosos problemas, quase todos desconhecidos da Medicina Veterinária brasileira. Ao resolver os problemas que lhe eram apresentados, fazia indicações dos meios de diagnóstico, profilaxia e de terapêutica, não apenas de entidades patológicas transmissíveis ao gênero humano como de doenças próprias dos animais domésticos.

Leia o artigo completo “Adolfo Lutz e a Medicina Veterinária”, numa forma diferente de redação de artigos científicos. clicando aqui...




O Notável Patrono da Cadeira nº3 da Academia Paulista de Medicina Veterinária/APAMVET Med. Vet. Leovigildo Pacheco Jordão, desde sua criação ocupada pela Acadêmica Professora Doutora Arani Nanci Bomfim Mariana, publicou em 1.944, memorável artigo, referente ás decisões do II Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária [Belo Horizonte/MG – 1.943]. Na oportunidade nas Sessões Plenárias do Congresso foram discutidas as condições da aplicação da Inseminação Artificial nos rebanhos brasileiros. Como de hábito nessas ocasiões eram apresentadas e aprovadas moções, na última Sessão Plenária, torando-se decisões que deveriam ser referendadas por órgãos e Instituições regulamentadoras e orientadoras da Pecuária Nacional. Assim sendo, o plenário do IIº CONBRAVET ordenou que as atividades da Inseminação Artificial deveriam ser privativas dos Veterinários. O ilustre Patrono da APAMVET em suas considerações lamentou que algumas informações pertinentes à Inseminação Artificial não tivessem sido discutidas, mas ao final houve a ordenação de uma regulamentação, bem definida na publicação, que ora reapresentamos.

Para acesso ao texto completo do artigo –‘O Papel do Veterinário na Prática da Inseminação Artificial’. Jordão, L. P.; Bol. SPMV 8 (1):55-58; junho de 1944.

leia mais, clicando aqui...




O Presidente da APAMVET - Acadêmico Eduardo Harry Birgel fala sobre os trabalhos realizados pela Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária do CFMV em prol da implantação de Residência em Medicina Veterinária no Brasil / Entrevista para o Informativo Eletrônico do Portal do CFMV.
Mais informações, clique aqui...




Uma tardia homenagem ao dia do veterinário

Um dos dias especiais do mês de setembro é o dia nove, que repercute para os Médicos Veterinários, como já tinha sido o dia sete - comemorando mais um ano da Independência do Brasil. O dia nove de setembro homenageia, praticamente, a independência de uma profissão - a Medicina Veterinária, que em 1933 alcançou sua plena emancipação, firmando-se como uma profissão. O estabelecimento dessa data como sendo a data magna da Veterinária homenageia a Promulgação, pelo Presidente Getúlio Vargas, [tendo como Ministro da Agricultura o ilustre brasileiro Juarez do Nascimento Fernandes Távora] do Decreto Nº 23.133 de 9 de Setembro de 1933, 112º ano da Independência e 45º ano da República, que regula o exercício da profissão veterinária no Brasil e dá outras providências.

Aos ilustres veterinários do brasil

Aos Acadêmicos e Docentes da Medicina Veterinária, bem como prezados colegas de profissão.

Os conceitos e recomendações que recebi na mensagem formatada pelo preclaro Professor Sílvio Camerino Paes Barreto e, também enviada pelo ilustre Professor Guilherme Costa Filho, docentes do Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE e Membros Efetivos da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária, homenageando o dia do Veterinário de ano de 2012, não poderiam permanecer calados para uma simples leitura! Não deixarei o significado da mensagem, ressoando para mim, como se fosse uma Serenata, pois a transformarei numa homenagem transferida para os preclaros Veterinários do Estado de São Paulo. Isso digo, em meu nome como se fosse o nosso nome: sou [ou somos] o que sou [ou somos] porque muito me [nos] ajudaram a transpor as agruras da vida. Por isso a muitos ajudei [ou ajudamos] a ser o que merecem ou mereceram ser: dignos e competentes Veterinários Brasileiros.

Neste ano uma merecida homenagem a meus mestres..., e foram muitos! Vejam as lindas imagens, leiam o competente texto, mas não esqueçam de ouvir a bela Serenata do Schubert!

Video para homenagem ao dia do veterinário

Eduardo Harry Birgel
Acadêmico Presidente da APAMVET



20/11/2011 - 8h30

- Na revista mv&z ? Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia: Revista do Conselho Regional de Medicina Veterinária em São Paulo / CRMV-SP, deu-se destaques para as Palestras do 1º Seminário Paulista de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária. As Palestras dos autores que submeteram seu texto a avaliação do Conselho Editorial, foram publicados na integra (evitando muitas ilustrações). Para plena divulgação dos textos apresentados por Acadêmicos da Academia Paulista de Medicina Veterinária / APAMVET, as Palestras dos Acadêmicos Eduardo Harry Birgel (Cadeira nº 5 ? Patrono Ernesto Antonio Matera; José de Angelis Côrtes ( Cadeira nº 30 ? Patrono Raphael Valentino Riccetti) e Alexandre Jacques Louis Develey nº 1 ? Patrono René Straunard) serão incluídas integralmente na Pagina da Arcádia Paulista.

Sistema Unificado de atenção à Saúde Animal (SUASA) como instrumento de Ensino Clique aqui

O ensino da Medicina Veterinária no Estado de São Paulo Clique aqui



- A Academia Paulista de Medicina Veterinária ? APAMVET aproveita a oportunidade para homenagear nossa profissão no CENTENÁRIO da PROMULGAÇÃO DA LEI QUE IMPLANTOU O ENSINO DA MEDICINA VETERINÁRIA NO BRASIL ? 1910 / 2010. Clique aqui



- Texto Completo da Entrevista para o CRMV-SP. Clique aqui





 
Home | Apresentação | Administração | Eventos | Academicos | A Profissão | Academia Brasileira | Publicações | Contato