Apresentação Apresentação Contato Contato Home Page Home
Estatuto Regimento Patronos Fotos e Fatos
Brasil - São Paulo - SP
 



Visitas desde 09/02/2007:


Diretoria Pro-Tempore




“NON OMNIS MORIAR”
Não morrerei por inteiro!

O aforismo idealizado para representar o sentido e pensamento da Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET será o seguinte: “non omnis moriar”, cujo significado na última flor do Lácio, como Olavo Bilac – “o Príncipe dos Poetas Brasileiros” denominou o idioma português é “não morrerei por inteiro”.

Com essas orgulhosas palavras Horácio concluiu sua Coletânea de Odes, no ano 20 d.C. certo de que sua obra lhe granjearia a imortalidade poética. A frase, ainda é famosa e citada para representar “status” de notoriedade imorredoura entre poetas e intelectuais de todos os tempos: o de uma obra superar, por sua fama, os limites, aparentemente, intransponíveis da morte de seu autor.

Por extensão esse apotegma, também, tem sido aplicado a quem conquistou notoriedade digna da imortalidade, por outro feito notável – não necessariamente de caráter poético e literário – ou mesmo, banalmente mortal, a propósito da lembrança que alguém ilustre deixou após sua morte.

E-mail.: [email protected]
© APAMVET - 2008
Academia Paulista de Medicina Veterinária
Todos os direitos reservados. all rights reserved
[email protected]
Notícias, Reportagens e informações


Academia Paulista de Medicina Veterinária

Ao final do ano, saudamos os Ilustres Confrades da Arcádia Paulista de Veterinária e desejamos à comunidade Veterinária – “FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO”.

Façam o que for necessário para ser feliz! Mas, não se esqueçam que a felicidade é um sentimento simples, vocês podem encontrá-la e deixa-la ir embora, por não perceber sua simplicidade...” (Mário Quintana).

-----> Para complementar a beleza e oportunidade desta manifestação da APAMVET, nela inserimos a beça mensagem que recebemos do Acadêmico Armem Tomassian, veja a msg clicando aqui.

-----> Para completar nossa satisfação em homenagear os dignos Confrades lhe encaminhamos um presente..., nada melhor do que um tradicional Panetone – de frutas cristalizadas e sem chocolate. Isso mesmo um presente da Bauduco veja e divirta-se com presente, clicando aqui.

-----> Veja também imagens do Natal em São Paulo, clicando Natal em São Paulo.

23 de dezembro de 2013 às 19h45


A Organização Mundial da Saúde Animal / OIE, o Conselho Federal de Medicina Veterinária / CFMV e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / MAPA realizaram a programada Conferência Mundial sobre o Ensino da Medicina Veterinária, na cidade de Foz do Iguaçu/PR, no período de quatro a seis de dezembro de 2013. O evento teve como tema fundamental: “A Conferência Global sobre Educação Veterinária e o Papel das organizações na Medicina Veterinária”. Considerando o sucesso dessa realização o CFMV apresentou em seu último Boletim Eletrônico a repercussão do evento e incluiu dois links com publicações apresentadas durante o decorrer da Conferência. A seguir o resumo mencionado como balanço do evento.

-----> Leia as informações e acesse os links, clique aqui...
-----> Arquivo em Pdf, clique aqui...
-----> Acesse o site, clique aqui...

16 de dezembro de 2013 às 21h45


O CFMV ao considerar o disposto no §2º, art. 6º, da Lei nº 12.514, de 28 de outubro de 2011, encontrou as considerações para atender antigo anseio da Classe Veterinária – a instituição de uma situação dos antigos e notáveis Veterinários Brasileiros, similar ao status de Remido de uma Associação, Instituição ou Entidade de Classe. Essa condição foi estabelecida pela RESOLUÇÃO CFMV - Nº 1022, de 27 de fevereiro de 2013, dispondo sobre a isenção de pagamento de anuidades para Veterinários com idade igual ou superior a 65 anos e 35 anos de contribuição, para o Sistema CFMV/CRMVs e Veterinárias com idade igual ou superior a 60 anos e 30 anos de contribuição.

-----> Leia a Resolução nº 1022 e a Lei nº 12.514, clique aqui...

04 de dezembro de 2013 às 22h45


Invasões das universidades Públicas: mensagem de um Professor aposentado.

No contexto desses acontecimentos usuais nas Universidades Públicas de São Paulo, depois de três semanas de baderna e confusão, inicialmente chegou a mídia escrita uma manifestação de mais de cem docentes da FFLCH-Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP. A seguir houve a manifestação do Professor Aposentado da Universidade de Campinas – UNICAMP, que encaminhou substancial mensagem às Universidades Públicas do Estado de São Paulo. Faz isso, quando estudantes participantes de partidos e movimentos políticos minoritários, mas truculentos, exigem direitos reais ou supostos e, se contrariados em seus objetivos, não titubeiam e invadem reitorias e/ou instalações administrativas universitárias.

A manifestação publicada em editorial do jornal “O Estado de S.Paulo” pelo Ilustre Professor elucida inúmeras dúvidas e esclarece as proposições dos Órgãos gestores das Universidades.

Divulgando as informações apresenta-se nesta pagina da APAMVET o texto do editorial do Cad. Espaço Aberto / ‘OESP’: p. A 2 / 19-10-2013.

-----> Leiam os textos completos. 1 - O manifesto dos professores; 2 Às universidades públicas de São Paulo, clique aqui...

31 de outubro de 2013 às 22h45


Recentemente, o biotério e os laboratórios do Instituto Royal foram invadidos por uma turba que destruiu equipamentos e, segundo o conceito dos invasores resgataram cerca de 180 cães. O instituto, localizado na cidade de São Roque/SP, trabalha para a indústria farmacêutica e realiza pesquisas para avaliar a segurança de novos medicamentos. Para esta atividade é credenciado pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), órgão do Ministério da Ciência, que regulamenta o uso de animais em pesquisas, estando sob fiscalização sistemática. E por tal razão foi considerado o mais importante do País em sua área.

A noticia, com ampla divulgação na mídia suscitou manifestações enérgicas tanto a favor do resgate dos animais – supostamente abalados em no referente ao bem estar, como veementes manifestações em prol da manutenção da ordem e no direito do Instituto Royal manterem suas atividades consideradas dentro do desejável. Sempre fomos apologistas do conceito que os eventos e as ações podem apresentar três vertentes: duas já foram detalhadas e consideradas exageradas. Restaria a terceira vertente, normalmente aonde se encontra verdade real e, que até o momento, não tinha sido exposta com a devida clareza, com bases justas e imparciais.

Tal manifestação foi encontrada no editorial do Jornal “O Estado de S. Paulo” – Caderno Notas & Informações do dia 22 de outubro de 2013, na pagina A 3 – no Texto “Ladrões de cobaias”. Noticia apresentada neste in formativo.

-----> Leia o texto da noticia do “OESP”, clique aqui...

23 de outubro de 2013 às 21h45


O sabor proibido!

“Um prato que acaricia o paladar e deve ter o condão de anestesiar a alma”, com esta afirmação o articulista do Jornal ‘o Estado de São Paulo’ Nirlando Beirão, dá o Arremate de sua crônica do dia 13 de outubro de 2013. E afirma que a Câmara de São Paulo aprovou no dia três de outubro projeto de lei que proíbe a produção e a comercialização do foie gras na cidade de São Paulo. Em resposta ao avanço da lei, produtores da iguaria francesa e chefs estão articulando para rebater o projeto do Vereador Laércio Benko (PHS-SP).

Aparentemente, os dignos Vereados da cidade de São Paulo não sentem os mesmos impactos que vive a população paulistana, preocupada com as dificuldades que terão com os projetos relacionados ao IPTU ou a modificação da Inspeção Veicular. Pois, o interesse dos edis Paulistanos se dirigem a outros supostos problemas de nossa sociedade; assim temos em discussão, além da proibição da produção e comercialização do Foie Gras, a possibilidade de se enterrar no jazigos de nossos cemitérios os animais de estimação [causando o espanto e a manifestação contraria do Cardeal].

Agora no caso da produção do foie gras a contraposição veio a partir dos especialistas em gastronomia – apreciadores da boa comida e dos grandes chefes de cozinha! Além, evidentemente, dos criadores das aves destinadas à produção dessa iguaria.

-----> Leiam as noticias veiculadas no ‘O Estado de São Paulo!, clique aqui...

18 de outubro de 2013 às 18h45


“Consideração sobre a Produção Pecuária Brasileira em 2012: e sua relação com a formação dos Veterinários.”

A informação básica constou na pesquisa de Produção Pecuária Municipal - (PPM), do IBGE, recentemente divulgada, ressaltando, que segundo a estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - (USDA, na sigla em inglês o Rebanho bovino do Brasil é o segundo maior do mundo; em primeiro, aparece a Índia, porém esse rebanho não é comercial. No total, em nosso País, foi abatidas 31,118 milhões de cabeças de gado bovino em 2012, o equivalente a uma produção de 7,351 milhões de toneladas de carne, contudo esse dado estatístico referiu-se apenas aos abates com supervisão do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - (MAPA) que atesta a regularidade sanitária, técnica e legal das instalações e etapas do processo de produção de produtos de origem animal.

O Informativo do CFMV de nº 300 [11-10-2013] divulgou – dando destaque à essa informação o que mereceu comentários do divulgador dessa notícia[Acadêmico E.H. Birgel].

-----> Leia a seguir a notícia comentada, clique aqui...

15 de outubro de 2013 às 22h45


Os temas atuais relacionados à criação animal e à produção de alimentos de origem animal, fonte nobre e rica em proteínas para a alimentação humana, frequentemente são contestadas por teorias que intencionam modificar hábitos alimentares ou condicionar a criação de animais de produção a limitações ambientais e ecológicas ou submete-las a condicionantes de supostos quesitos de bem estar animal. Nesta última semana de setembro/inicio de outubro de 2013, chocaram-se duas informações do Jornal “O Estado de São Paulo”: a primeira destacando informação da FAO – um em cada oito habitante do mundo passa fome [842 milhões de pessoas] e outro editorial aventando a possibilidade de um novo hábito alimentar - vem aí a “insetocultura” e a “entomofagia”. Houve a necessidade do articulista e ilustre Agrônomo Xico Graziano apresentar dois neologismos. Este e outros artigos demonstraram que insetos são habitualmente ingeridos em vários países e mesmo aqueles que se enojam na possibilidade da inclusão de insetos na alimentação humana, corriqueiramente ingerem frutos do mar ou escargôs sem qualquer restrição.

Contudo, me assolam dúvidas e preocupações: não existem dificuldades para criação produtiva de insetos e rapidamente as técnicas seriam perfeitamente desenvolvidas e a produção seria extraordinária. Mas! Sempre existe um, mas, envolvendo as novas e boas ideias; e a “insetocultura” e a insetologia de produção [produção econômica de insetos], como atualmente se destaca a bovinocultura entre muitas outras, será uma produção tecnologicamente adequada de insetos. Mas e o bem estar desses insetos recém-incluídos nos cardápios gastronômicos será garantido: locais de criação e modalidades de abate? A eles também seria atribuída uma alma e aqueles considerados reprodutores e de estimação poderão ser enterrados com seus proprietários para gáudio de edis e preocupação dos Cardeais?

-----> Veja as noticias Fome no mundo – Farofa de besouro, clique aqui...

05 de outubro de 2013 às 18h45


O Relatório de Atividades do Conselho Federal de Medicina Veterinária/CFMV, na Gestão 2011/2012, recentemente publicado destacou as atividades de duas Comissões Assessoras da Presidência do Conselho que desenvolveram significativas atividades relacionadas à formação dos Médicos Veterinários recém-graduados. Essas atividades atingem o apogeu no momento da realização dos Seminários Brasileiros dessas áreas específicas, reunindo Coordenadores e Docentes da maioria das Instituições de Ensino Superior – provedoras de curso de graduação superior em Medicina Veterinária

-----> mais informações, clique aqui...

02 de outubro de 2013 às 20h45


A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, confirmou o segundo caso de Mormo na Bahia. Segundo a informação um equino reagente foi detectado no dia 19 de setembro de 2013, na região de Feira de Santana. Após o sacrifício do cavalo e a realização da necropsia amostras e exames confirmatórios serão realizados por equipe, composta por profissionais da ADAB, do Centro de Desenvolvimento da Pecuária (CDP/UFBA) e do Curso de Veterinária da UNIME.

-----> mais informações, clique aqui...

02 de outubro de 2013 às 20h40


“Et facta est lux... A nova iluminação da USP entra em funcionamento - Após as últimas polemicas sobre os riscos de se transitar à noite por inúmeros recantos da USP, como por exemplo a cassada Avenida que de forma incorreta homenageava o primeiro Professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo – Professor Doutor Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho (Magnifico Reitor, que em 1957, assinou meu diploma de Médico Veterinário) e que nos chamávamos de “Beco do Tio Biê”. Ela completamente as escuras, provavelmente será feericamente iluminada quando o novo complexo viário for inaugurado, quando talvez não seja lembrado o outrora homenageado Reitor.”

-----> Leia a noticia publicada no Boletim USP em destaque: et facta est lux!, clique aqui...

28 de setembro de 2013 às 21h40


No jornal “o Estado de S. Paulo”, em pleno Caderno de Economia (pagina B 8) houve destaque para uma noticia alarmante em termos de Pecuária Nacional, talvez até seja reflexo dos descaminhos causados pela inadequada substituição do Secretário de Defesa Sanitária do Ministério. A detecção da ractopamina na carne de bovinos exportados por nove frigoríficos brasileiros resultou no embargo em embargo determinado pelo Serviço Federal de Fiscalização e Fitossanitária da Rússia. Embora a restrição seja temporária, ela não deixa de ser alarmante!

-----> mais informações, clique aqui...

28 de setembro de 2013 às 21h30


A instrução Normativa nº 50 de 24-09-2013, publicada no Diário Oficial da União nº 186/Seção 1, promulgada pelo Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MARA, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, no uso de suas atribuições alterou, atualizando a lista de doenças passíveis da aplicação notificação obrigatória como previsto no art. 61 do Regulamento do Serviço de Defesa Sanitária Animal, publicado pelo Decreto no 24.548.

As doenças listadas foram apresentadas no Anexo desta Instrução Normativa e, são de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, em atendimento ao art. 5º do Anexo do Decreto no 5.741, de 30 de março de 2006.

Vejam o texto abaixo da instrução e a relação de enfermidades no anexo.

-----> clique aqui...

26 de setembro de 2013 às 22h55


Um significante prêmio Nobel: Em 2007 o Prêmio Nobel de Medicina foi atribuído ao Doutor Mário Capecchi, geneticista molecular, ítalo-estadunidense do norte, nascido em Verona em 1936. O prêmio foi atribuído em associação a seus colegas Oliver Smithies e Martin Evans. As pesquisas do grupo foram pioneiras na manipulação genética de animais de laboratório, criando modelos experimentais para enfermidades humanas. Aos 71 anos de idade, sempre sorrindo afirmava: “que ainda nesta idade percebia que menos sabia, por mais que estudava, mas sempre se divertia muito!”

Ele viveu na Itália, durante a segunda Grande Guerra Mundial, com sua mãe judia que foi presa e Campo de Concentração e seu pai – italiano morto nas terríveis batalhas de então. Viveu, inicialmente no Tirol e depois nas cidades italianas com outros inúmeros meninos de rua – lutando e roubando para viver e sempre esfomeado. Apenas aprendeu a ler com 13 anos de idade nos Estados Unidos da América para onde ele e sua mãe tinham imigrado.

Sem dúvida é um belíssimo exemplo para as crianças brasileiras que vivem uma meninice e juventude em precárias condições econômicas e sociais.

Veja abaixo como essa historia nos é passada de forma ilustrada!

-----> clique aqui...

26 de setembro de 2013 às 22h50


Novo Conselho Superior da FAPESP - O Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin [filho do venerável Patrono da Cátedra nº 22 da Academia Paulista de Medicina Veterinária Geraldo José Rodrigues Alckmin], em decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 31-08-2013, nomeou três membros do Conselho Superior da FAPESP, para mandatos de seis anos.

Os conselheiros são: Eduardo Moacyr Krieger, em recondução; José de Souza Martins, em recondução; Pedro Luiz Barreiro Passos, em vaga decorrente do término do mandato de Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo.

-----> mais informações, clique aqui...

07 de setembro de 2013 às 22h50


Recentemente o CFMV apresentou uma nova Marca Institucional, que passaria a vigorar em inúmeras publicações e manifestação do Conselho Federal. Contudo manteve-se o Símbolo Oficial do CFMV, como descrito na Resolução N.º 609, de 15 de junho de 1994, criando o Símbolo da Medicina Veterinária, que é respaldado por princípios históricos, culturais e mitológicos [DOU 13-07-94].

-----> Novo Simbolo, clique aqui...

-----> Mais informações, clique aqui...

02 de setembro de 2013 às 22h55


Aparentemente, os mui dignos Vereadores de São Paulo não têm muito afazeres para a resolução dos problemas de nosso Município e pensando em votos fáceis imaginam, já que não se podem resolver os problemas do caótico transito – onde todos têm privilégios, menos os munícipes proprietário de automóveis, podem pleitear boa votação agradando nos sensíveis possuidores de animais domésticos. No entanto, não se esqueçam de que o conceito de animal doméstico foi amplificado e além de cães e gatos, incluem desde aves e repteis até os equídeos, passando por suínos, cabras e ovelhas entre muitos outros! Por questão de justiça o que vale para um cão de estimação deveria valer para outros tantos animais de companhia.

Em resumo cemitérios ou Campos Santos devem ser considerados como o são na Europa, deixam-se suas ruínas e delas se fazem Memoriais em Homenagem às pessoas enterradas. Como se tratam de áreas fúnebres, nelas não se fazem intervenções, que chamem atenção por sua visão arquitetônica ou por quebras de seus princípios.

-----> Para maiores informações, clique aqui...

02 de setembro de 2013 às 22h50


A Academia Paulista de Medicina Veterinária participa ativamente da Mídia Social repercutindo noticias e reportagens de interesse da Classe Veterinária de nosso Estado. A participação da Arcádia no Facebook é recente, mas a perfeita gestão, sob responsabilidade do Acadêmico Secretário Geral Ângelo João Stopiglia, tem demonstrado nossas grande possibilidades de bom relacionamento com os Confrades e ilustres colegas e amigos. Apreciem nossas estatísticas!

-----> Para maiores informações, clique aqui...

24 de agosto de 2013 às 13h50


Novamente, a pagina tem o prazer de apresentar a seus visitadores uma bela surpresa, acreditando que inúmeros dos internautas que acompanham nosso capitulo de ‘Mensagens, Informações ou Noticias’ têm interesse por animais e alguns por aves – ornitologia de aves exóticas e/ou de plumagem exuberante e colorida, associadas a hábitos peculiares. Estes amigos, mesmo não sendo especializados gostarão de ver uma bela coleção de fotos de intenso coloridos dos pavões, acompanhando uma bonito fundo musical. Assim, dá-se forma e som às exibições das aves e seus figurativos voos em ambientes naturais. Para tanto vejam o PPS incorporado a esta mensagem: ‘O Voo dos Pavões’. Aproveitem!

-----> Para maiores informações, clique aqui...

24 de agosto de 2013 às 13h30


Noticia publicada no jornal o Estado de São Paulo apresentou informações do resultado de pesquisas realizadas na Universidade da Cidade de Yokohama por Cientistas que buscavam reproduzir o processo natural de organogênese, conseguiram desenvolver um “broto” de fígado humano em laboratório, que quando transplantado em camundongo, se transformou em um órgão funcional.

-----> Para maiores informações, clique aqui...

20 de agosto de 2013 às 21h30


No momento a pagina www.apamvet.com tem uma bela surpresa aos nossos visitadores. Cremos que inúmeros dos internautas que acompanham nossa mensagens, informações ou noticias têm interesse por animais e alguns por peixes e seres aquáticos. Estes mesmo não sendo aquaristas gostarão de ver uma bela coleção de coloridos e exóticos habitantes de nossos mares. Para tanto vejam o pps incorporado a esta mensagem. Aproveitem!

-----> Para maiores informações, clique aqui...

20 de agosto de 2013 às 21h26


São Paulo esta de festa! Em nosso excepcional Parque Zoológico houve, novamente o nascimento de uma Girafa. Esse acontecimento gerou duas importantes notícias:

1ª- Abertura de um concurso, envolvendo, tanto o Parque Zoológico de São Paulo, com a revista VEJA, propondo um concurso para que a população ligada às atividades do ZOO de São Paulo escolha o nome da recém-chegada;

2ª- Apresentação da foto da recém-chegada, com a ficha técnica do espécime animal, como publicado no número 27º do Boletim “ABRINDO O BICO” / da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

-----> Abertura do Concurso
-----> Foto da Recém-Chegada - Abrindo o Bico número 27

11 de agosto de 2013 às 16h26


O genoma de um equídeo morto há quase um milhão de anos demonstrou que a linhagem que deu origem aos equinos modernos tem entre 4 e 4,5 milhões de anos!

-----> Vejam o artigo: DNA fóssil reconta a origem dos cavalos, publicada no “O Estado de S.Paulo” de 27/06/2013.

26 de junho de 2013 às 22h26


Aproveite mais as alegrias de suas Férias Escolares no Parque Zoológico do Estado de São Paulo!

-----> mais informações, clique aqui....

26 de junho de 2013 às 22h26


A APAMVET rejubila-se com as solenidades do Jubileu de Diamante da SOVERGS – Sociedade de Veterinária do rio Grande do Sul foram 75 anos dedicados a intenso trabalho e muita dedicação ao desenvolvimento das Ciências Veterinárias no Brasil e, particularmente, no Rio grande do Sul, visando primordialmente a excelência do exercício profissional dos Veterinários.

-----> mais informações, clique aqui....

12 de junho de 2013 às 22h26


Homenagem a Acadêmico da apamvet

O Acadêmico Alexandre Jacques Louis Develey, digno representante da APAMVET - Academia Paulista de Medicina Veterinária foi agraciado pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo [SINDUSFARMA], com o Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico – ano 2013, em Sessão Solene realizada no dia 30 de abril, no Golden Hall do World Trade Center, em São Paulo, marcando de forma expressiva o 80º aniversário do SINDUSFARMA, comemorou-se, também, o Dia da Indústria Farmacêutica Paulista. No evento destacou-se a presença do Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin [também condecorado na ocasião].

Para a Medicina Veterinária a homenagem mereceu grande realce, por esta Comenda ser pela primeira vez outorgada a um ilustre Médico Veterinário e Acadêmico da Academia Paulista de Medicina Veterinária, que se dedicou com afinco e eficiência em suas atividades, prestando relevantes serviços a Indústria de Farmacêutica de Produtos de Uso Veterinário, com significativo benefício da sociedade brasileira.


-----> mais informações, clique aqui....

11 de junho de 2013 às 22h26


Professor Vulcano da FMVZ/UNESP- Câmpus Botucatu-SP foi homenageado ao final de sua Gestão na Diretoria da Faculdade.
-----> Clique aqui....

03 de junho de 2013 às 22h26


O Prêmio anual do CFMV – Paulo Dacorso Filho, em 2011 foi outorgado a ilustre Médico Veterinário Paulista – Prof. Dr. Sílvio Arruda Vasconcellos.
-----> Clique aqui....

30 de março de 2013 às 22h30


Primeira Médica Veterinária empossada como Acadêmica da Academia Fluminense de Letras 23-05-2013.
-----> Clique aqui....

30 de março de 2013 às 22h26


Pesquisa desvenda genoma de peixe 'pré-histórico'
Equipe de pesquisadores, que inclui brasileiro, indica que genes do Celacanto estão evoluindo numa taxa bem inferior à de outros peixes
- 14 de março de 2013 às 22h26

Clique aqui....

ADENDO ESCLARECEDOR DE ALGUNS ACONTECIMENTOS RELACIONADOS AO ESCÂNDALO EUROPEU DA CARNE DE “CAVALO-BOI” - 17 de março de 2013 às 18h26
Clique aqui....

OS PARADOXAIS PROBLEMAS DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA E SUAS CONOTAÇÕES ECONÔMICAS, NO CONTEXTO MUNDIAL!! - 21 de fevereiro de 2013 às 14h26
Clique aqui....

Reminiscências da Medicina Veterinária Paulista.
Clique aqui....

CENTENÁRIOS E SOLENIDADES DA MEDICINA VETERINÁRIA
Clique aqui....

"Conheça os expoentes da Medicina Veterinária Paulista"
MANIFESTAÇÕES, ARTIGOS, NOTICIAS E INFORMAÇÕES DOS ACADÊMICOS DA APAMVET - 2012

Clique aqui....

Campanha da Academia Paulista de Medicina Veterinária - Apamvet
"Conheça os expoentes da Medicina Veterinária Paulista"

"Clique aqui e preencha o formulário"





Jubileu 50º aniversário do Curso de Veterinária da UFSM-RS




homenagem aos 35 anos de pós-graduação em Reprodução Animal, homenagem ao Prof. Dr. Renato Campanarut Barnabe – Professor Titular Aposentado do pioneiro Curso de Veterinária do Estado de São Paulo.




Os Veterinários que mudaram os rumos da História




Circular nº 2/2011 de 10-08-2011

- Convocação de Assembléia geral extraordinária Da Apamvet - academia paulista de medicina veterinária

- Proposta para o Capitulo - Indicação de novos Acadêmicos da Academia Paulista de Medicina Veterinária / APAMVET, do projeto de redação do regimento da Academia.





Vídeo dos 250 anos da Medicina Veterinária - autoria SBMV




2011 - Ano Mundial da Medicina Veterinária




Circular nº01/2011 – apamvet
Academia Paulista de Medicina Veterinária
São Paulo, 29 de março de 2011





CONVOCAÇÃO DA APAMVET - ACADEMIA PAULISTA DE MEDICINA VETERINÁRIA




Ref.: Profª Clotilde de Lourdes Branco Germiniani / posse na Academia Paranaense de Letras

São Paulo, 28 de outubro de 2010

Estimado Confrades da APAMVET,

No momento que cumprimento efusivamente os prezados Acadêmicos, eu aproveito para enviar noticia de júbilo academial, referente à posse da Professora Doutora Clotilde de Lourdes Branco Germiniani na Academia Paranaense de Letras. A insigne Acadêmica das Academias Brasileira e Paranaense de Medicina Veterinária passará também a ocupar a Cadeira 37 da mencionada Arcádia de Letras, cujo Patrono é Ismael Alves Pereira Martins, tendo como Fundador Vicente Montepoliciano Nascimento Júnior.

Nesta oportunidade, em nome da APAMVET- Academia Paulista de Medicina Veterinária apresenta efusivas manifestações de parabéns e votos de felicidade no desempenho das novas atividades acadêmicas.

Para perfeito conhecimento da solenidade anexa-se como arquivo o convite para participar da solenidade de posse, que ocorreu no dia 27 de outubro de 2010. Para registrar damos destaque a Homenagem da Filatelia Paranaense ao ilustre Professor Doutor Manoel Lourenço Branco (Professor da Faculdade de Medicina Veterinária da UFPR, formado nas primeiras turmas da extinta Escola de Veterinária do Exercito).

Na oportunidade, renovamos nossos protestos de estima e consideração.

Atenciosamente,

Birgel
Eduardo Harry Birgel
CRMV-SP 00018
Presidente da APAMVET
Academia Paulista de Medicina Veterinária




Outorgada a Medalha Rocha Lima ao Acadêmico da apamvet

Manuel da Silva Castro Portugal

13ª Cadeira - Patrono Euclydes Onofre Martins

A Medalha "Rocha Lima" foi instituída pela Sociedade Paulista de História da Medicina, em comemoração ao cinqüentenário da descoberta e caracterização da Rickettsia prowazekii, em 1966. Essa homenagem será prestada ao Cientista que soube dar de si para o engrandecimento da ciência no Brasil e no exterior Ela homenageia Henrique da Rocha Lima, nascido em 24 de novembro de 1879 e falecido em 26 de abril de 1956, tendo sido Diretor do Instituto Biológico de 1933 a 1949 quando se aposentou pela compulsória.

Adhemar Pereira de Barros, Governador do Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, considerando que a obra de Rocha Lima, como pesquisador no campo da ciência médica experimental, realizada no Brasil e na Alemanha, em três grandes instituições de renome internacional, durante épocas diferentes, contribuiu extraordinariamente para o progresso do conhecimento humano das chamadas "doenças tropicais" e; considerando que a descoberta e caracterização do agente etiológico do tifo exantemático, a Rickettsia prowazekii, por ele praticadas durante a primeira Grande Guerra, no ano de 1916, constituíram o ponto mais alto de tão brilhante carreira; considerando que o Instituto Biológico de São Paulo lhe deve em boa parte o alto prestígio de que veio gozar como centro de estudos especializados em patologia animal e vegetal; considerando que o Poder Público compete realçar devidamente contribuições científicas para estímulo de gerações presentes e futuras;

Decreta:

Artigo 1º - Fica considerada de caráter cultural a medalha "Rocha Lima" criada pela Sociedade Paulista de História da Medicina, a fim de assinalar o transcurso do cinqüentenário da descoberta e caracterização da Rickettsia prowazekii como agente etiológico do tifo exantemático.

Artigo 2º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

Palácio dos Bandeirantes, 15 de março de 1966. Adhemar Pereira de Barros

Jairo Cavalheiro Dias

Publicado na Diretoria Geral da Secretaria de Estado dos Negócios do Governo, aos 15 de março de 1966. Miguel Sansigolo, Diretor Geral, substituto



Em 2009, durante Reunião Anual do Instituto Biológico, Congresso que congrega instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, reviveu-se essa medalha quando no dia nove de dezembro de 2009, Manuel Alberto da Silva Castro Portugal a recebeu pela imensa colaboração que dá à ciência de nosso país. A Medalha e respectivo Diploma foi entre por Diretores do Instituto Biológico e membros da Secretaria da Agricultura. O afluxo de amigos e companheiros de trabalho foi significativa. A reunião demonstrou ser um momento de congraçamento e o retorno de ilustres pesquisadores afastados pel aposentadoria, mas manteve-se o espirito alegre de sadio compnherismo no festividade de encerramento da reunião. Neste importante momento da vida do ilustre Acadêmico Manuel Alberto da Silva Castro Portugal inúmeros confrades da Academia Paulista de Medicina Veterinária lá estiveram para saudar o ilustre confrade. Na foto destaca-se além do Medico Veterinário laureado, o Acadêmico Vicente do Amaral - ex-Diretor do Instituto Biológico e os Acadêmicos da APAMVETAlexandre Develey e Eduardo Harry Birgel



Após o recebimento da Laurea, o Dr Manuel Alberto da Silva Castro Portugal proferiu brilhante peça oratória, destacando sua satisfação e emoção que o assolava. Rememorou os 35 anos que trabalhou no Instituto Biológico, homenageando os ilustres Mestres que teve nessa importante casa da pesquisa agro-pecuária brasileira, com destaque particular aos inesquecíveis Professor Mário D'Ápice e Adolpho Martins Penha, ambos Patronos da APAMVET. O ilustre laureado iniciou sua carreira no Instituto Biológico na Seção de Epizootias, em seguida transferiu-se para a Seção de Assistência Veterinária sob a chefia do também Acadêmico da APAMVET Luiz Braz Siqueira do Amaral, para depois dirigir a Seção de Bacteriologia Animal, para finalmente assumir a Diretoria da Divisão de Atividades Técnicas Complementares, sendo responsável pela edição da Revista Arquivos do Instituto Biológico.

Com a verve que lhe era peculiar o Laureado Acadêmico Manuel Alberto da Silva Castro Portugal, consegui emocionar a seleta platéia. Por tal razão, a magnífica peça oratória será inserida, integramente, na Pagina da APAMVET.




No desenvolvimento da pagina da Academia Paulista de Medicina Veterinária - APAMVET houve necessidade da criação de um novo setor - Notícias, reportagens e informações, procurando dinamizar o inter-relacionamento da Academia com os Acadêmicos de São Paulo e de outros estados Brasileiros, bem como com a comunidade Veterinária do nosso Estado e de ilustres confrades que temos Brasil afora.

Esse novo setor, intencionalmente, dará preferência a assuntos relacionados a Historia da Medicina Veterinária, reminiscências de Acadêmicos e Veterinários, ao ensino de nossa Profissão - suas fases e suas Instituições, a evolução da pesquisa e o que foi feito para chegarmos aonde chegamos... E, rememorando nosso passado, analisado o momento atual, imaginarmos aonde a Medicina Veterinária moderna chegará, em futuro próximo.

Um detalhe, talvez uma tentativa de se alcançar o ponto máximo da informação e formação de conceitos necessários para o pleno exercício profissional, ao apresentar-se, por exemplo, uma reportagem em nossa pagina, sempre que for possível apresentar-se-á o texto integral apresentado a repórteres, revisores ou editores para que a idéia do autor seja expressa na integra.

Também, quando houver possibilidade e for conveniente os autores apresentarão de forma suplementar adendos ao seu texto ou em resposta a questões que forem le3vantadas pelos Acadêmicos ou Veterinários.

Assim sendo, ao cumprimentar os visitadores da pagina www.apamvet.com esperamos que a iniciativa seja de agrado e aperfeiçoe a dinâmica de nossa comunicação com a Sociedade.

Cordiais saudações da Academia Paulista de Medicina Veterinária - APAMVET Academia Paulista de Medicina

1º) - Revista da Anclivepa - São Paulo - Ano XXI - Nº 64

2º) - Revista da Anclivepa - São Paulo - Ano XXI - Nº 64

A exposição itinerante “Brasilian Nature – Mystery and Destiny”, promovida pela parceria FAPESP e Museu Botânico de Berlin, homenageando a obra e vida de Carl Frederich Philipp von Martius, foi instalada e inaugurada em Erladen – Baviera [Alemanha].

Leia mais.... Clique aqui...



Atuação de naturalistas alemães no Brasil Colonial.

Há 171 anos foi publicado o Livro "Flora Brasiliensis", de autoria do cientista Alemão Carl Friederich Philipp von Martius [1794/1868], médico por formação universitária, na cidade de seu nascimento, mas um naturalista por convicção, pois seu doutoramento foi obtido com a apresentação da tese: "Flora Cryptogamica Erlangensis", que tinha como tema plantas do Jardim Botânico de Erlangen.

O livro "Flora Brasiliensis" foi considerado o mais completo levantamento botânico já realizado sobre a flora brasileira.

A parceria FAPESP/Museu Botânico de Berlin realizou exposição que resgata a documentação elaborada pelo jovem cientista entre 1817 e 1820 [tinha entre 21 e 24 anos de idade], quando esteve realizando estudos botânicos no Brasil, mais particularmente, em Santa Catarina.

A exposição é itinerante e já passou por Berlin, Bremen, Leipzig, Heidelberg e Eichsätt, chegando agora a Erlengen/Nürenberg, onde o cientista nasceu. Além da Alemanha, a mostra já foi apresentada em Toronto (Canadá), Washington, Cambridge e Morgantown (Estados Unidos), Salamanca e Madri (Espanha) e em Tóquio (Japão).

Leia mais.... Clique aqui...


ACADEMIA PAULITA DE MEDICINA VETERINÁRIA - APAMVET ESTÁ de LUTO.

A APAMVET, com grande pesar comunica o falecimento de seu ilustre e estimado Confrade Acadêmico Professor Doutor Renato Campanarut Barnabe. O falecimento correu, hoje – dia 31 de julho de 2013, em sua residência às 5 horas da manhã.

A Diretoria da Academia Paulista de Medicina Veterinária apresenta manifesta a Família seu pesar pelo passamento do ilustre Acadêmico e convoca a classe Veterinária para as homenagens fúnebres.

As exéquias do Acadêmico Renato Campanarut Barnabe ocorrerão no Velório do Cemitério São Pedro, na Av. Francisco Falconi, 847 (travessa da Rua Anhaia Mello), iniciando-se hoje às 18:00 de hoje. A cremação está marcada para as 8:30 da manhã do dia 1º de agosto de 2013, no mesmo local

Para a necessária solenidade deste documento, permito-me rememorar, de forma ecumênica, as palavras iniciais da Missa em sufrágio à memória de um, também, inesquecível e pranteado Confrade: “para aqueles, que creem ser a morte apenas mudança de uma aparência passageira, Jesus Cristo nos garantiu; a saudade triste, que hoje nos aflige, traz consigo a esperança de que um dia nos encontraremos de novo para nunca mais nos separarmos”.

No momento que, em pensamento nos reunimos nas exéquias de nosso querido Amigo Renato C. Barnabe, pedimos a Deus que caridosamente o acolha, dando à pesarosa família forças para superar este momento tão difícil.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Eduardo Harry Birgel

Leia mais (1).... Clique aqui...

Leia mais (2).... Clique aqui...


A APAMVET participou ativamente do 39º CONBRAVET-Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, realizado ao final do ano passado em Santos-SP, comparecendo às Sessões da ABRAMVET-Academia Brasileira de Medicina Veterinária. Durante o evento Magno da Veterinária Brasileira, no dia cinco de dezembro de 2012 dois diretores da APAMVET foram entrevistados pela equipe de Divulgação do Canal Ouro Fino da Empresa Ouro Fino Agronegócios; entrevistas que foram divulgadas pelo "Programa Ouro Fino em Campo".

1º - No programa "Ouro Fino em Campo" do dia 18 de janeiro de 2013 o Vídeo divulgado incluiu informações de real significado para pecuaristas e Buiatras sobre os perigos das Clostridioses - popularmente denominada de manqueira e os sistemas de manejo e de prevenção da moléstia, para no final da programação apresentar entrevista com o Acadêmico Presidente da APAMVET - Eduardo Harry Birgel:

O programa pode ser acessado pelo link
2º No programa "Ouro Fino em Campo" do dia primeiro de março de 2013 o Vídeo divulgado apresenta considerações orientadoras aos pecuaristas Paulistas e informações atuais para Veterinários dedicados à Clínica de Bovinos, Criação e Manejo de Rebanhos, bem como considerações sobre Inseminação Artificial com Tempo Fixo. Ao final da programação apresenta-se a entrevista com o Acadêmico Tesoureiro da APAMVET - Alexandre Develey.

O programa pode ser acessado pelo link

Atenciosamente,
Birgel


No último dia 16 de agosto de 2012 realizou-se na Sede Social da SPMV uma reunião plenária da APAMVET, reunião QUE ATRAIU O INTERESSE DOS DILETOS Acadêmicos, pois contou-se com a presença de cerca de 25% de membros efetivos, além do mais, é de se destacar que outros 25% de nossos associados comunicaram a impossibilidade do comparecimento.
O fato significativo é que no momento já temos 50% d os Acadêmicos interessados nas atividades da APAMVET, com quase 10.000 visitas a nossa Pagina www.apamvet.com, ainda mais, deve-se destacar que na mencionada Reunião foi apresentado o boneco do próximo fascículo do Boletim da APAMVET.- Clique aqui para mais informações


O Muriqui, macaco da Mata Atlântica - desde o Rio de Janeiro até o Estado do Paraná é conhecido pelos habitantes autóctones da região como "o Povo manso da floresta" - por sua tranquilidade, convivência grupal e solidariedade. Há no momento forte campanha para transformar o Muriqui como mascote da Olímpiada de 2016 a realizar-se no Rio de Janeiro. Muitos já abraçaram esta causa - como foi o caso da AMVERJ - Academia de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, bem com a Academia Brasileira de Medicina Veterinária - ABRAMVET, através a participação de seu insigne Acadêmico Tesoureiro Alcides Pissinatti (Cadeira nº 9, tendo como Patrono o Ilustre Veterinário Guilherme Hedelberto Hermsdorff - idealizador da implantação e criação das Academias de Medicina Veterinária no Brasil.)

Conclamamos aos Acadêmicos da APAMVET- Academia Paulista de medicina Veterinária para que assistam atenciosamente ao vídeo www.muriqui2016.com.br e abracem, também, esta ideia - para que haja um símbolo de brasilidade na seleção do mascote da Olímpiada de 2016.


O CRMV-RJ, com a direta colaboração da Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, já programou as festividades de comemoração do dia do Médico Veterinário ? nove de setembro. Assim sendo, a Academia Paulista de Medicina Veterinária parabeniza essas Instituições por mais essa realização e na certeza de mais uma fulgurante realização cumprimenta os Veterinários Brasileiros pela efeméride, particularmente os colegas do Rio de Janeiro e os dignos Acadêmicos Cariocas e Fluminenses.
Clique aqui para mais informações





 
Home | Apresentação | Administração | Eventos | Academicos | A Profissão | Academia Brasileira | Publicações | Contato