|
Visitas desde 09/02/2007:
|
|
“NON OMNIS MORIAR” |
Não morrerei por inteiro!
O aforismo idealizado para representar o sentido e pensamento da
Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET será o seguinte:
“non omnis moriar”, cujo significado na última flor do Lácio, como Olavo Bilac –
“o Príncipe dos Poetas Brasileiros” denominou o idioma português é
“não morrerei por inteiro”.
Com essas orgulhosas palavras Horácio concluiu sua Coletânea de Odes, no ano 20 d.C. certo de que sua obra lhe granjearia a imortalidade poética. A frase, ainda é famosa e citada para representar “status” de notoriedade imorredoura entre poetas e intelectuais de todos os tempos: o de uma obra superar, por sua fama, os limites, aparentemente, intransponíveis da morte de seu autor.
Por extensão esse apotegma, também, tem sido aplicado a quem conquistou notoriedade digna da imortalidade, por outro feito notável – não necessariamente de caráter poético e literário – ou mesmo, banalmente mortal, a propósito da lembrança que alguém ilustre deixou após sua morte.
|
E-mail.:
[email protected] |
|
|
|
© APAMVET - 2008
Academia Paulista de Medicina Veterinária Todos os direitos reservados. all rights reserved
[email protected] |
|
|
|
Notícias, Reportagens e informações |
|
No dia 11 de dezembro de 2012 tomou posse a nova Diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Leia as informações sobre o evento e tome conhecimento da constituição dessa Diretoria e acesse os links com o discurso de posse e a manifestação de Diretores e participantes dessa reunião de Posse.
----->
clique aqui...
15 de dezembro de 2014 às 21h42
|
Recentemente O Conselho Federal de Medicina
Veterinária divulgou a relação de Médicos Veterinários
brasileiros considerados notáveis e incluídos na relação
dos profissionais considerados como Patrimônio Mundial
Veterinário. Nós aproveitamos a oportunidade para
apresentar os nomes desses ilustres Colegas, incluindo o
texto que destacou suas atividades. Ressalte-se que na
relação foram incluídos nove Veterinários Paulistas ou
que desenvolveram atividades no nosso Estado, entre os
quais cabe ressaltar que dois são Acadêmicos da
Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET
[Eduardo Harry Birgel e Mitika Kuribayashi Hagiwara]
e três são Patronos da Mencionada Academia [João
Barison Villares, Oswaldo Domingues Soldado]
----->
Maiores informações, clique aqui...
08 de dezembro de 2014 às 20h42
|
O Conselho Federal de Medicina Veterinária - CFMV divulgou o nome do médico veterinário que recebeu o Prêmio “Professor Paulo Dacorso Filho” em 2014. Na Reunião Plenária do Conselho, realizada em Vila Velha/ES – no dia 10 de novembro de 2014, por decisão soberana outorgou o Prêmio Paulo Dacorso Filho de 2014, ao médico veterinário Carlos Maria Antônio Hubinger Tokarnia.
----->
Veja informações adicionais e dados biográfico do homenageado no arquivo anexado, clique aqui...
17 de novembro de 2014 às 21h42
|
Na última Reunião da Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET, realizada no dia três de outubro de 2014 tivemos a grata surpresa de receber a doação de um exemplar do recém lançado livro de “NEUROANATOMIA FUNCIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA – COM CORRELAÇÕES CLÍNICAS” de autoria da Acadêmica Professora Doutora aposentada da FMVZ-USP IRVÊNIA PRADA. Esse excelente livro didático foi dedicado com eterna gratidão a um dos Patronos da APAMVET o Professor Doutor Orlando de Marques Paiva, que além de ter sido Professor Catedrático de Anatomia e Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, foi também Magnifico Reitor da Universidade de São Paulo.
Segundo a autora o livro foi organizado em 16 Capítulos apresentados com conceitos básicos de epistemologia, passíveis de serem aplicados à Neuroanatomia. A redação obedeceu à orientação que a Acadêmica Irvênia dava na preparação e obedecida ao ministrar aulas dessa matéria. O livro foi publicado pela Editora Terra Molhada.
O livro poderá ser adquirido por via eletrônica:
Via E-mail: omelhorparaoseucliente@nutrição.vet.br
Via Site:
www.nutricao.vet.br
12 de outubro de 2014 às 21h42
|
Presidente do CFMV fala sobre o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. - Em entrevista veiculada no Canal Rural, em 2 de outubro deste ano, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Médico Veterinário Benedito Fortes de Arruda, afirma que, embora tenha um corpo profissional com perfil técnico capaz de contribuir para a atualização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal - o Riispoa -, o CFMV não foi convidado a participar. O presidente do CRMV-SP, Francisco Cavalcanti de Almeida, também comenta o assunto.
----->
Leia mais, clique aqui...
12 de outubro de 2014 às 21h42
|
Estimados Confrades,
A Academia Paulista de Medicina Veterinária-APAMVET, recentemente recebeu significativa correspondência do estimado Veterinário Orlando Prucoli. Nesta correspondência ele se manifesta, prestando informações à advogada que defende a causa dos Pesquisadores da Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo. Na oportunidade o digno colega relata com precisão o parecer exarado na 3ª Câmara, favorável aos pesquisadores. Assim sendo, e a Apamvet possuindo entre seus Acadêmicos inúmeros Pesquisadores, principalmente do Instituto Biológico, optou por divulgar na pagina www.apamvet.com esse magnifico resultado obtido.
Segue ‘ipsis litteris’ a msg recebida do Pesquisador Cientifico Orlando Prucoli:
----->
Leia mais, clique aqui...
Prezada Dra. Luciana.
Fui assistir ontem (07/10/14) à audiência da nossa Ação Coletiva realizada na sala 623 no 6º andar do TJSP, sendo o único Pesquisador Científico presente. Por eu ser idoso a Atendente da 3ª Câmara de Direito Público, gentilmente priorizou o Processo defendido pelo seu Escritório de Advocacia colocando-o em 1º lugar para o julgamento em pauta.
A sessão foi iniciada às 9:30 horas eu bastante apreensivo, já escaldado por presenciar outros julgamentos de Processos similares tendo o dissabor de ouvir pronunciamentos escárnios de juízes negando provimento alegando razões as mais infundadas possíveis, jamais poderia imaginar que os 03 Juízes, respectivamente o Relator Camargo Pereira, o Revisor Antônio Carlos Malheiros e o 3º Juiz Gavião de Almeida pudessem desta feita dar um veredito favorável e por unanimidade à nossa causa. Foi realmente uma grande surpresa aliada a uma enorme alegria constatar que os mencionados 03 magistrados não só reconheceram a importância da pesquisa científica como também decidiram fazer justiça para uma justa causa em prol da nossa classe.
Descrevo a seguir resumidamente como transcorreu o referido julgamento:
1. O Relator Pereira Camargo assim se manifestou: “Trata-se de um Processo intrincado e complexo já discutido entre nós movido pela Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo. Tomei ciência de que está acontecendo uma grande evasão de nossos cientistas de comprovada bagagem científica migrando dos Institutos de Pesquisa do Estado para outros órgãos inclusive para outros países em busca de outro patrão que ofereça melhor reconhecimento e melhor remuneração. E, por esta razão analisando mais profundamente o caso eu resolvi mudar minha decisão anterior para dar provimento a este Processo. Passo então ao Revisor Malheiros para dar seu parecer à respeito”.
2. O Revisor Antonio Carlos Malheiros manifestou-se desta forma: “Fica claro então que o Sr. mudou seu veredito anterior... Assim sendo eu não acho justo permitir que as Instituições de Pesquisa de nosso Estado fiquem desfalcadas de seus importantes cientistas e também acompanho pelo provimento do Processo”.
3. Na vez do 3º Juiz Gavião de Almeida ele teceu a seguinte consideração; ”Eu acho justíssimo e também sou favorável ao provimento do Processo”.
Confesso eu fiquei muitíssimo feliz admitindo que depois de tantos anos de luta o fato reacende a esperança para toda a comunidade de pesquisadores científicos agora no aguardo do andamento sequencial do Processo e se Deus quiser confirmar o benefício para todos nós.
09 de outubro de 2014 às 21h42
|
Mapa posterga, mas CFMV quer a publicação imediata da lista de produtos veterinários registrados.
30 de setembro de 2014 - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) levou mais de um mês para responder ao Conselho
Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que solicitou ao órgão a divulgação da lista atualizada dos medicamentos de uso veterinário
registrados, ou seja, aqueles que têm permissão para serem comercializados. Além disso, demandou outras informações básicas para o
exercício da Medicina Veterinária, como os princípios ativos dos produtos. A resposta do Mapa: "....gostaríamos de informar que esse
Departamento (de Fiscalização de Insumos Pecuários, da Secretaria de Defesa Agropecuária) está trabalhando em Termo de Referência para
instituir parceria com o IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, no sentido de publicar biblioteca digital,
a qual contemplará a solicitação apresentada."
'Protelar, postergar e não realizar'. Essas são as palavras utilizadas pelo presidente do CFMV, o médico veterinário dr. Benedito Fortes de
Arruda, para resumir como avalia a resposta do Mapa. "Se o Ministério já tem a relação dos produtos de uso veterinário registrados,
basta que a coloque em seu site. Se há alguma dificuldade quanto a isso, nós podemos inserir esta lista no portal do CFMV", afirma.
Essa, aliás, foi a solicitação feita pelo Conselho em ofício enviado hoje ao Mapa. No documento, o CFMV também solicita ser informado
sobre a previsão para que a parceria com o IICA seja firmada e, assim, os dados disponibilizados.
Arruda ressalta ainda que o 'médico veterinário é um profissional da área científica e, por isso, precisa trabalhar com os princípios ativos dos medicamentos e não com os nomes comerciais'. "Hoje, acontece assim: sai uma publicação dizendo que o produto x foi modificado. Pergunto: mas modificado no quê? Em sua estrutura básica, no seu princípio ativo, aumentou ou reduziu um percentual? Nós não sabemos", afirma. "E são essas as indicações que precisamos ter para que os médicos veterinários possam bem exercer a profissão", completa.
Carta aos médicos veterinários.
No ofício encaminhado em julho, no qual solicitou a divulgação da lista, o CFMV lembrou que, atualmente, os médicos veterinários não
contam com um instrumento atualizado de consulta, a fim de orientá-los quanto à prescrição e ao uso seguro dos medicamentos que tenham
passado pelo processo de registro no Mapa. Ressaltou também que o próprio Ministério da Agricultura enviou uma carta aos médicos
veterinários, alertando-os sobre a importância de utilizarem apenas produtos registrados no órgão.
Entretanto, no ofício, o Conselho apontou a dificuldade para os profissionais se informarem sobre a legalidade ou não do medicamento,
já que a lista atualmente disponível está desatualizada. Lá, estão, por exemplo, produtos não mais comercializados no Brasil; é o caso
do butorfanol (nome comercial Torbugesic), que deixou de ser produzido para cães e gatos. Além disso, a relação do Mapa não atende às
necessidades dos médicos veterinários, já que nela consta apenas o nome comercial do produto e do laboratório responsável por ele.
Assessoria de Comunicação do CFMV
----->
Leia também, CFMV quer divulgação do princípio ativo de medicamentos veterinários registrados...
04 de outubro de 2014 às 20h42
|
É com grande satisfação que apresentamos aos visitadores da pagina da Academia Paulista de Medicina Veterinária a 32ª edição do jornal “Abrindo o Bico” publicado pela Fundação Parque Zoológico do Estado de São Paulo.
----->
Leia mais, clique aqui...
03 de julho de 2014 às 21h42
|
As recentes notícias veiculadas pelo Informativo Virtual do CFMV merecem ser divulgadas para os dignos participantes da Comunidade Veterinária do Estado de São Paulo.
----->
Leia mais, clique aqui...
03 de julho de 2014 às 21h42
|
Nota de falecimento: a Despedida de uma grande Mestre e querido amigo!.
No dia seis de maio de 2014 faleceu nosso querido amigo Professor Doutor Jadyr Vogel. As Academias Brasileira e Paulista de Medicina Veterinária ficaram tristes e enlutadas com a perda de nosso querido confrade.
Consternados apresentamos nossas condolências a Família do pranteado amigo e à comunidade veterinária do Estado do Rio de Janeiro e de todo o Brasil pela de um Ícone da nossa nobre Profissão.
APAMVET – Acadêmico Presidente.
Eduardo Harry Birgel
----->
Leia mais, clique aqui...
15 de junho de 2014 às 20h42
|
A notícia da ocorrência do 'Mal da Vaca Louca' / EEB - Encefalopatia Espongiforme Bovina em jornais brasileiros, relatando casos acompanhados por técnicos do Departamento de Saúde Animal do MAPA-Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com material confirmado pelo LANAGROS - Rede de Laboratórios Nacionais Agropecuários / Pernambuco e no aguardo da avaliação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em exames laboratoriais realizados em Weybridge na Inglaterra para confirmação definitiva se é ou não, efetivamente, um caso de EEB.
A confirmação dessa ocorrência num País, particularmente, exportador de carne bovina, acarreta grandes prejuízos econômicos, como observamos na Europa - no início do século pela detecção de casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina - EEB na Inglaterra. Na oportunidade estávamos na Alemanha, com ilustre Confrade do Pará e num Restaurante onde, ocasionalmente, jantávamos tivemos uma grande surpresa: ao solicitar um prato com carnes, quisemos saber de qual espécie animal era aquela carne - aventando a possibilidade de se tratar de carne de ovino! A resposta foi segura e simplória: não é carne da Inglaterra! Sem qualquer informação que nos interessava, diretamente; não a procedência da carne, mas a qual espécie animal pertencia: bovina, suína ou ovina! Seguramente, podemos afirmar que os problemas de Saúde Publica serão preponderantes, muito exigindo dos epidemiologistas veterinários.
Todavia julgou-se oportuno fazer uma referência a qualidade da carne oferecida aos consumidores Brasileiros. Pessoalmente avalio a carne que consumo em São Paulo é de qualidade inferior, apesar da tecnologia aplicada e os cuidados de sua industrialização para serem adquiridas nos açougues. A aparência é de picanha, mas a textura não confirma a qualidade ou o preço e o file, pela sua dureza faz-se supor que seja proveniente "d'um boi atleta"! Isso num momento que somos assolados por propaganda enaltecendo, em propagandas da televisão, quando até vegetarianos voltam a comer carne ou em paginas inteiras de divulgação em jornais de grande circulação.
Embora possa parecer incrível o artigo Publicado no dia 29 de abril deste ano: "Unidade do JBS tem suspeita de vaca louca", esclarece as condições que, muitas circunstâncias, constrangem os amantes das carnes vermelhas ou adoradores de churrascos.
Vejamos trechos que esclarecem as razões da falta de qualidade da carne adquirida em nossos açougues:
1. ... Estado apurou, porém, que o bovino fazia parte de um lote de 25 cabeças, com idades de 11 e 12 anos, enviado pela fazenda Talismã à JBS-Friboi para ser comercializado ...
2. Outros 49 animais foram abatidos e incinerados no sábado, segundo a Agricultura, porque eles tiveram contato com a fêmea na qual foi detectada com uma falha em partículas de proteínas importantes para o desenvolvimento dos neurônios, a chamada marcação priônica. Os animais estavam confinados separadamente desde 19 de março...
3. O caso clássico da doença ocorre em rebanhos mais novos, de até sete anos, que é a média de idade limite dos animais comercializados no mercado.
4. A idade ideal, segundo estudo do Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), para o abate bovino é, no limite, até 2,2 anos de vida, quando a margem de investimento e lucro são melhores. Analistas de mercado consultados pelo Broadcast-Serviço de Notícias em Tempo Real da Agência Estado, estranharam a idade do animal comprado pela JBS-Friboi e identificado como suspeito da doença da vaca louca: 12 anos.
5. Segundo analistas, não é prática do mercado comprar bovinos acima do décimo ano de criação. Todo o lote de 50 animais adquiridos da Talismã pela JBS-Friboi estava com idade entre 11 e 12 anos, segundo informações do própria fazenda repassadas a órgãos fiscalizadores o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT).
6. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), Rui Prado, ao contrário, diz que é comum animais nessa idade serem vendidos no Estado. "Animais velhos também vão para o abate", afirma.
Em conclusão posso afirmar: não sei se o Caso do Mal da Vaca Louca vai ser elucidado e, favoravelmente resolvido! Porém, minhas dúvidas de consumidor foram resolvidas: na maioria das vezes a carne que adquiro nos açougue e consumo são provenientes de "bois velhos"!!!
----->
Leia mais, clique aqui...
29 de abril de 2014 às 21h42
|
COMO LOBOS MUDAM RIOS - SENSACIONAL!
...e toda a natureza... Fiquei impressionado!!!!
Essa é uma daquelas histórias que parecem ter sido inventadas.
Nos anos 90, no parque de Yellowstone (nos EUA), lobos já estavam praticamente extintos.
Cientistas então resolveram reintroduzir esses animais ao parque.
Como todo mundo sabe, lobos são predadores e, por isso, muitos acreditavam que aquilo poderia ser
prejudicial ao ambiente que já se encontrava em desequilíbrio.
Para a surpresa dos cientistas, não foi o que ocorreu.
Não só isso, mas outras coisas inesperadas e incríveis começaram a acontecer.
E mais uma vez, o homem curvou-se diante da soberania da mãe natureza.
Espetacular.
----->
clique aqui e vejo o video...
29 de abril de 2014 às 21h40
|
Noticia publicada no Jornal 'O Estado de São Paulo' de 25 de abril de 2014 destacou a recente ocorrência de um caso atípico da Doença da Vaca louca em bovino de 12 anos mantido em pastagem do Estado de Mato Grosso.
----->
Leia mais, clique aqui...
29 de abril de 2014 às 21h35
|
Nota de falecimento: Médico Veterinário Arlindo Garcia Moreno
A diretoria da APAMVET- Academia Paulista de Medicina Veterinária, consternada com o falecimento do Professor Doutor Arlindo Garcia Moreno, apresenta leva à família enlutada sentimentos de profundo pesar.
O MV Arlindo G. Moreno faleceu no dia 5 de Abril de 2014 em Pirassununga/SP aos 88 anos de idade.
----->
Leia mais, clique aqui...
16 de abril de 2014 às 22h30
|
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA apresentou interessantes informações sobre Normas e Procedimentos do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT). As informações foram baseadas nas respostas de inúmeras questões apresentadas aos Técnicos do Ministério por criadores de animais domésticos de produção, estudantes de Veterinária e profissionais da Medicina Veterinária.
[acesse as informações clicando em leia mais; Perguntas e respostas sobre Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal].
----->
Leia mais, clique aqui...
22 de março de 2014 às 22h30
|
Revista Agron – edição on line de março de 2014
Agronegócio em revista noticiou em seu Informativo que vaca transgênica produz leite que não provoca alergia, A novidade foi anunciada por cientistas da Universidade de Waikato, na Nova Zelândia.
----->
Leia mais, clique aqui...
04 de março de 2014 às 20h30
|
Eleições CFMV : Convocação para Assembleia Geral
O Diário Oficial da União desta sexta-feira (21) publicou, na Seção 03, página 183, o Edital de Convocação para a Assembleia Geral em que serão eleitos os membros que comporão o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para o triênio de 2014/2017.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO / ASSEMBLEIAGERAL.
O PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA (CFMV), no exercício de suas atribuições legais e tendo em vista as disposições contidas na Resolução CFMV nº 955, de 18 de junho de 2010, CONVOCA os Delegados-Natos e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária - CRMVs - para a adoção das providências relativas à Assembleia Geral em que serão eleitos os membros que comporão o CFMV para o triênio 2014/2017. As eleições serão realizadas no dia 23 de abril de 2014, das 9h (nove horas) até as 15h (quinze horas), ininterruptamente, na sede do CFMV, situada no SIA Trecho 06, Lotes 130 e 140, 5º andar, Brasília-DF. Havendo necessidade de outro(s) escrutínio(s), este(s) será(ão) realizado(s) no mesmo dia, imediatamente após a proclamação do resultado e na forma prevista no §1º, art. 9º, da Resolução nº 955, de 2010. A escolha do Delegado-Eleito pelos CRMVs deve ocorrer em Sessão Plenária, a ser realizada até o dia 13 de março de 2014. Os documentos relativos aos Delegados-Eleitos devem ser protocolados no CFMV até 5 dias após a Sessão Plenária que os elegeu, devendo a respectiva Ata ter sido registrada em Cartório. O registro de chapas será realizado na sede do CFMV, em dias úteis de segunda-feira a sexta-feira no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h horas, até o dia 24 de março de 2014. O presente pleito é regido pela Lei nº 5.517, de 1968, Decreto nº 64.704, de 1969, Resoluções CFMV nº 856, de 2007 e Resolução CFMV nº 955, de 2010, aplicando-se nos casos omissos a Resolução CFMV nº 958, de 2010, e a legislação eleitoral ordinária, especificamente as Leis nº 4.737, de 1965, nº 9.504, de 1997, e a Lei Complementar nº 64, de 1990.
Benedito Fortes De Arruda
Presidente do CFMV
Conselho Federal de Medicina Veterinária
----->
Veja também a Resolução Nº 958, DE 18 DE JUNHO DE 2010 - Normatiza o Processo Eleitoral nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária e dá outras providências, clique aqui...
23 de fevereiro de 2014 às 14h45
|
SALVE 2014
Que as esperanças sejam renovadas no novo
ano, que se iniciou; que ele se caracterize pela
harmonia, sendo repleto de boas oportunidades –
que resultem em sucessos. Muita alegria,
felicidades e saúde para você,
dileto Confrade ou colega,
Médico Veterinário Paulista
ou de outros rincões de nosso
Brasil, bem como a todos seus
familiares!
Desejamos que o nossos
laços de amizade e
profissionais sejam
fundamentados nos princípios
éticos e de respeito social.
Atitudes reforçadas pela certeza de que a nossa
Academia Paulista de Medicina
Veterinária/APAMVET continuará buscando o
melhor para atender a categoria com a
costumeira seriedade e atenção.
PROSPERIDADE EM 2014 SÃO OS VOTOS DA
ACADEMIA PAULISTA DE MEDICINA VETERINÁRIA –
APAMVET.
Boas Lembranças e Saudades de 2013
----->
Uma alegre saudação ao Ano Novo, com o canto do Papai Noel e o girar
do Carrossel Natalino [num modelo de Presépio típico do norte da Alemanha]....
Clique aqui....
31 de dezembro de 2013 às 14h45
|
|
|
|
|
| | |
|
|
|
|
|