Apresentação Apresentação Contato Contato Home Page Home
Estatuto Regimento Patronos Fotos e Fatos
Brasil - São Paulo - SP
 



Visitas desde 09/02/2007:


Diretoria Pro-Tempore




“NON OMNIS MORIAR”
Não morrerei por inteiro!

O aforismo idealizado para representar o sentido e pensamento da Academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET será o seguinte: “non omnis moriar”, cujo significado na última flor do Lácio, como Olavo Bilac – “o Príncipe dos Poetas Brasileiros” denominou o idioma português é “não morrerei por inteiro”.

Com essas orgulhosas palavras Horácio concluiu sua Coletânea de Odes, no ano 20 d.C. certo de que sua obra lhe granjearia a imortalidade poética. A frase, ainda é famosa e citada para representar “status” de notoriedade imorredoura entre poetas e intelectuais de todos os tempos: o de uma obra superar, por sua fama, os limites, aparentemente, intransponíveis da morte de seu autor.

Por extensão esse apotegma, também, tem sido aplicado a quem conquistou notoriedade digna da imortalidade, por outro feito notável – não necessariamente de caráter poético e literário – ou mesmo, banalmente mortal, a propósito da lembrança que alguém ilustre deixou após sua morte.

E-mail.: [email protected]
© APAMVET - 2008
Academia Paulista de Medicina Veterinária
Todos os direitos reservados. all rights reserved
[email protected]
Notícias, Reportagens e informações


Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária - Fundada em 9 de junho de 1920

Considerada de Utilidade Pública pelo Decreto Federal n° 97.994 - Com sede em Brasília

SRTV Sul Qd 701 Ed. Palácio do Rádio II s/ 333 - 70340-902 Brasília – DF / Brasil.

Telfax (55-61) 32263364 -

Presidente:
Med. Vet. Josaphat Paranhos de Azevedo Filho.

Apresenta vídeo destacando a pujança da Pecuária Brasileira, ressaltando a produtiva e eficiente ação dos Médicos Veterinários para que o Brasil permaneça numa posição de destaque na criação e manutenção de rebanhos saudáveis - aptos a manterem uma produção de alimentos de origem animal, com qualidade reconhecida mundialmente.

Sanidade Animal com Produtividade! - Este é o lema.

Além do mais, o Vice-Presidente da SBMV apresenta o vídeo em questão, e ao final apresenta à Classe Veterinária Brasileira os votos de Feliz ano novo de 2016. Acessem o link - O link direto para acessar ao vídeo é: cliqui aqui...

29 de dezembro de 2015 Às 12h50


A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (3) o projeto de lei 39/2015, do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que extingue a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), fundada em 1974.

Mais informações – clique aqui...

17 de novembro de 2015 Às 21h50


A academia Paulista de Medicina Veterinária – APAMVET participara do 42º Congresso Brasileiro de Veterinária a realizar-se em Curitiba/PR no período de 31 de outubro a dois de Novembro de 1015. No evento será apresentada a publicação da Academia “Virtuosa Missão” de autoria do Jornalista João Castanho Dias. Além do mais no final do evento 02/11/2015 (ás 9 horas) haverá a Assembleia Geral da ABRAMVET-Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

Mais informações sobre essa realização encontram-se nas mensagens dos Acadêmicos e da Academia Brasileira – clique aqui...

04 de novembro de 2015 Às 19h50


A Revista Higiene Alimentar editada e publicada há trinta anos, de forma eficiente completa um ciclo de trinta anos de divulgação de textos técnico-científicos relacionados à vasta área da ciência dos alimentos, estrategicamente distribuídos em diversas seções com comentários artigos científicos e noticias atualizadas de tecnologias e comentários sobre a legislação vigente oferecem aos leitorers os subsídios necessários à formação de ideia acerca das mais palpitantes questões que envolvem a produção das matérias-primas, sua industrialização. Informações suplementares se obtem acessando o endereço de Email da Revista
([email protected])

Para maiores informações – clique aqui...

19 de outubro de 2015 Às 22h02


O Informativo Eletrônico – Pesquisa FAPESP; edição 234 07-09-2015 apresentou interessante artigo sobre Familiaridade com a ciência [Pesquisas apresentam um panorama sobre a relação dos brasileiros com ciência e tecnologia].

Duas pesquisas divulgadas durante a 67ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), trouxeram um panorama atualizado sobre a relação dos brasileiros com a ciência e a tecnologia.

Para maiores informações – clique aqui...

08 de setembro de 2015 Às 21h40


No dia 25 de agosto de 2015, o digníssimo Governador do Estado de São Paulo - Geraldo Alckmin nomeou o Prof. Dr. José Goldemberg presidente da FAPESP.

O Ex-reitor da USP José Goldemberg encabeçou a lista tríplice definida pelo Conselho Superior da Fundação e encaminhada para a escolha do governador em 12 de agosto, da qual também fizeram parte os conselheiros José de Souza Martins e Eduardo Moacyr Krieger, este, vice-presidente da Fundação.

Em entrevista ao Jornal “O Estado de São Paulo”, o Professor Goldemberg afirmou que seu trabalho na Fapesp dará continuidade à atuação que desenvolveu como reitor da USP, entre 1986 e 1990 - e seu primeiro desafio será um esforço para compensar uma possível perda de receita decorrente da crise financeira. Na oportunidade ele afirmou: no futuro a fundação irá estimular doações de ex-alunos que receberam apoio par suas pesquisas, assim haverá maior estabilidade financeira para auxilio às pesquisas e na atribuições de auxílio a pesquisas, bem como, a possibilidade do cumprimento de programações cientificas estabelecidas.

Para acesso a noticia veiculada pela Agência Fapesp – clique aqui...

Para acesso à entrevista de Goldemberg ao Estadão noticia veiculada pela Agência Fapesp – clique aqui...

30 de agosto de 2015 Às 21h40


O mormo, zoonose que acomete, primordialmente, os equídeos é uma zoonose causada pela bactéria pela bactéria Burkholderia mallei. A doença de ocorrência emergente em várias regiões do Brasil representa um grave problema para a equídeo-cultura do País, particularmente para os animais de esporte e que competem em torneios realizados em inúmeros centros esportivos. Não devemos nos esquecer, que no ano vindouro serão realizados os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiros – com várias competições, nas quais os astros e estrelas são os equinos.

Recentemente, realizou-se na cidade de Goiânia, um Seminário de Equideocultura, patrocinado e organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e Instituto Inovar.

A importância e significância do evento para a região e para os criadores de equinos foram despertadas após a ocorrência em Goiânia (outubro de 2014) de um caso de mormo no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia, determinando a interdição do local por mais de 30 dias. Em seguida foram confirmados, na região, mais oito casos: Hidrolândia, Abadia de Goiás, Goiânia, Edéia, Silvânia, Mara Rosa, Caldazinha e Bela Vista de Goiás.

Para o controle da doença houve necessidade de severo controle de trânsito dos animais, que é intenso na região. Segundo informações da Agrodefesa, em 2014, o transito de equinos na região, conforme emissão de guias foi de 16 mil animais, com finalidades esportivas; além de 8 mil animais transportados com a finalidade de trabalho. Afora, evidentemente, aqueles transportados sem a solicitação da guia de transporte!

As condições alarmantes da incidência do mormo e de sua possível disseminação para os equídeos criados na região determinaram providências urgentes para a implantação do futuro laboratório goiano, a ser administrado pela Agrodefesa. O Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário (Labvet), que terá um papel relevante no combate ao mormo em Goiás.

-----> Leia a integra da notícia clicando no link...

23 de agosto de 2015 Às 18h40


A saúde de nossos eméritos Acadêmicos sempre nos causa preocupações, pois já tivemos várias informações de quedas [o Presidente é perito no assunto], tromboses pós-viagens e seguramente a osteoporose.

A fim de prevenir muitas dessas ocorrências temos divulgado normas de boa prevenção! Para tanto usufruímos de valiosas informações que recebemos do Instituto de Medicina Avançada AMATO – pelo recebimento do Informativo Virtual.

No momento julgamos oportuna a divulgação da reportagem de autoria da Dra. Lorena Lima sobre a “Osteoporose nos Homens”. Creio que o assunto será pertinente para nosso – já não tão jovens Confrades.

-----> Leia com atenção e usufruem das informações...

21 de junho de 2015 Às 12h40


Com pesar comunicamos o falecimento do Contador da APAMVET - Senhor Antonio Palhares, que durante um longo período se dedicou com empenho na organização da gestão da Arcádia Paulista cuidando de nossa contabilidade e registros da Apamvet. A homenagem do falecido e nossa manifestação à família e amigos do pranteado extinto, encontra-se no arquivo anexado.

-----> Nota de falecimento...

21 de junho de 2015 Às 12h40


Recentemente, o Informativo da CRMV-RS, comunicou a posse da nova diretoria do Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HCV-UFRGS). Evento que foi prestigiado pela presença do Vice-presidente doi Conselho.

Após mais de 10 anos na direção do Hospital Veterinário-HCV-UFRGS, o Professor Doutor Carlos Afonso de Castro Beck passou o cargo de diretor à Professora Dra. Stella de Faria Valle.

Colegas de todo o Brasil acompanharam o eficiente trabalho desenvolvido pelo Professor Carlos Afonso de Castro Beck e tinha-se certeza do resultado e sucesso que se alcançaria – pois durante muito tempo o ilustre professor se preparara para a gestão da prática do ensino de graduação da Medicina Veterinária, por intensa atividade em Comissões do CFMV, particularmente na Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária, durante as várias fases de preparação da implantação regimental da Residência em Medicina Veterinária do Brasil.

Realmente, com trabalho desenvolvido pela gestão do Professor Doutor Carlos Afonso de Castro Beck Faculdade de Veterinária da UFRGS conseguiu-se consagramos o Hospital Veterinário como um dos três mais significativos hospitais-escola do país.

-----> Veja a noticia original clicando aqui...

21 de junho de 2015 Às 12h26


Eu não sabia, mas quem conhece tudo a respeito dos peixes marinhos? Mas, aproveita-se a oportunidade para ilustrar aos que desconheciam, como eu, a existência de um peixe de águas geladas que tem sangue quente!

É o Lampris guttatus ou peixe-lua, peixe-papagaio ou peixe- cravo.

-----> Leia mais notícias clicando aqui...

18 de maio de 2015 Às 20h26


Para ciência dos ilustres confrades, comunico que o ex-Magnifico Reitor de nossa Universidade de São Paulo Prof. Dr. José Goldemberg foi designado para compor o Conselho Superior da FAPESP. No momento, também aproveito para cientificar aos diletos amigos que o Professor Goldemberg fará o texto de apresentação da publicação da APAMVET - Virtuosa Missão, retratando a trajetória da Medicina Veterinária no Estado de São Paulo.

-----> Leia mais notícias clicando aqui...

10 de maio de 2015 Às 21h26


A ocorrência de um novo caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina [BSE – na sigla em inglês], doença popularmente conhecida como Doença da Vaca Louca foi descrito e confirmado em Alberta/Canadá em 13 de fevereiro de 2015.

Como a noticia pode ter passado despercebida de alguns colegas, apresentamos informações que destacam as noticia publicada no Estadão e por Instituições estrangeiras.

-----> Leia o original das notícias clicando aqui...

06 de maio de 2015 Às 20h26


Em 28 de abril de 2015 recebi o informativo eletrônico do Instituto de Medicina Avançada Amato considerando a longevidade dos seres humanos, ou seja, tecnicamente da “vida longa, dilatada” usufruída em meio ambiente saudável com estilo de vida equilibrado e um com muita sorte no decorrer da vivência e usufruindo nossa privilegiada carga genética! No Brasil, segundo dados do IBGE, ela subiu de 71,3 anos em 2003 para 74,9 anos em 2013. Foi um bom começo do século XXI.

-----> Vejam as recomendações dos especialistas clicando aqui...

06 de maio de 2015 Às 20h26


A pagina da Apamvet no item caracterizado como Noticias, Reportagens e informações não poderia deixar de apresentar alguns temas relacionados ao ensino, pois neste ano comemorou-se o 90º aniversário do Ensino da Medicina Veterinária em São Paulo, dos quais 85 anos inseridos na Universidade de São Paulo, pois a antiga Escola de Medicina Veterinária de São Paulo foi uma das Unidades de Ensino Superior criado da nossa Universidade.

Apesar das seria dificuldades que a Universidade de São Paulo enfrenta no momento nos coloca numa situação paralela ás condições socio-econômicas de nosso País. O nosso compromisso com o otimismo permite afirmar que serão passageiras. No caso da USP e de suas Faculdades as dificuldades serão contornadas e ultrapassadas em conformidade com as tradições dos 85 anos forjados na luta em prol da educação e na formação de técnicos de excelente qualidade.

-----> Leiam mais comentários e noticias clicando aqui...

06 de abril de 2015 Às 19h26


Foi com satisfação que lemos no nº 267 de fevereiro de 2015 do informativo “Folha do Servidor Público” - AFPESP uma noticia que nos chamou a atenção: BODAS – “Bodas do casal Massella na Unidade de Laser da Cidade de Socorro/SP da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP. Lá estava exposta a foto da alegre e feliz família Massella [o casal Pyrro e Elda, o filho, a nora e o jovem neto], festejando ao final de dezembro de 2014 as Bodas de Cobre – 61 anos de feliz convivência. Evidentemente, a Academia Paulista de Medicina Veterinária se associa e se congratula com nosso notável amigo, neste momento de tanta alegria e satisfação.

Oportunamente, o BOLETIM APAMVET, no fascículo nº 1, do volume 6 [2015], com a verve do Acadêmico José Cesar Panetta apresenta um texto homenagem o eterno amigo dos Veterinários de São Paulo Advogado Pyrro Massella Ex-Secretário da FMVZ-USP.

-----> Leia os textos, clicando aqui...

01 de março de 2015 Às 21h26


A momentânea crise hídrica.

Assunto dominante na mídia nacional, no momento, é a escassez de água e as falhas de gestão de sua distribuição segundo os conceitos de prioridade estabelecidos, que de modo geral são assim definidos: água para os necessários usos da população; para a manutenção dos animais e suas criações; para a produção de alimentos e atividades agropecuárias e finalmente para os usos industriais e comerciais – na dependência de suas essencialidades.

Todavia, na mídia – por variadas razões existe uma tendência do estabelecimento de modismos ou de prioridades segundo a ação de ‘lobbies’ tendendo a estabelecer normas. E, estas na maioria das vezes sacrificam algumas das atividades rotineiras do País. Assim sendo, atualmente, encontra-se uma tendência de se atribuírem um gasto indevido e desnecessário de água pela agropecuária – em seus sistemas de irrigação que em muito aumentaram a produtividade dos produtos agrícolas e, também, às criações intensivas de aves, suínos e bovinos, que às vezes utilizando muita água, transformaram o Brasil um dos maiores exportadores mundiais de carne. Para tanto, os Veterinários utilizaram e desenvolveram excelentes tecnologias.

Contudo, na Veterinária muito pouco se falou ou se escreveu sobre a atual crise hídrica pela qual nosso País passa. Desta forma é oportuno e necessário que se dê ampla difusão à mensagem apresentada pela Presidência do CFMV a respeito do assunto no Informativo do CFMV.

-----> Leia a msg apresentada no Informativo Virtual do CFMV...

17 de fevereiro de 2015 Às 12h26


Foi divulgado pelo Informativo AGRON nº 117 (17-23-01-2015) o encontro de um “Fungo gigante da ‘imortalidade’ na China”. O cogumelo da família Ganodermataceae – espécie Ganoderma lucidum, conhecidos na China como “lingzhi”, são bastante comuns e apreciados em toda a Ásia, onde são utilizados na medicina tradicional há mais de 2.000 anos.

-----> Fungo gigante da "imortalidade" é encontrado na China...

-----> Fungo gigante da "imortalidade" é encontrado na China, arquivo em pdf...

20 de janeiro de 2015 às 20h42



O informativo do CFMV divulgou uma notícia muito interessante de ser apresentada e esclarecida para a Classe Veterinária, refere-se a conservação de espécies de animais de vida livre ameaçadas de extinção.

A restrição da pesca de Piracatinga (Calophysus macropterus)nos Rios da Bacia Amazônica, como sendo uma forma indireta de proteger da extinção o próprio peixe, o Boto-vermelho (Inia geoffrensis), o jacaré-açu (Melanosuchus niger) e o Jacaretinga (Caiman crocodilus), que são usados como iscas na pesca predatória da Piracatinga.

-----> clique aqui para ler o Boletim da CFMV

-----> clique aqui para ir direto ao site da CFMV

13 de janeiro de 2015 às 19h42







 
Home | Apresentação | Administração | Eventos | Academicos | A Profissão | Academia Brasileira | Publicações | Contato